O bruxismo em crianças está mais frequente e é ainda mais intenso o ranger dos dentes

Crianças estão apresentando uma intensidade de bruxismo, que é o ranger dos dentes, muito alta. Os pais estão escutando do seu quarto, o barulho dos filhos dormindo. Não podemos deixar de olhar isso em nossos pequenos! Fale com a especialista.

O Bruxismo em crianças tem solução • Agende uma tele consulta odontológica

Sua consulta on-line, sem sair de casa.

Se preferir, faça uma visita à clínica da dentista Dra. Nara Camarana: Avenida Paulista, 2001 • Conjunto 510 • São Paulo/SP, próximo às estações Paraíso e Consolação do Metrô.


Dra. Nara, meu filho tem seis anos e ouço ele ranger os dentes todas as noite. O que devo fazer?

Primeiramente, precisamos entender os seguintes pontos:

  • Quantas horas seu filho tem dormido por noite?
  • Como está a alimentação dele?
  • Ele passa muito tempo no celular?

Além destes principais apontamentos, que foram descritos acima, também precisamos saber:

  • Essa criança tem dificuldade para respirar ou algum problema respiratório?
  • Ele está passando por um período de stress? Como divórcio dos pais, ou algum problema mais grave que afeta o emocional dessa criança?

Então, o meu conselho é, verificar todos os pontos citados acima para que, juntos, a gente encontre a melhor forma de tratamento para seu filho.


Quais as principais causas da DTM, do bruxismo e de dores na articulação da boca?

As causas da disfunção na articulação temporomandibular (ATM) são as mais variadas e vão desde, fatores psicológicos como stress e ansiedade, até problemas estruturais presentes no nascimento.

A utilização do aparelho ortodôntico e exercícios de ortopedia facial, ajudam a amenizar as dores causadas pela desordem na articulação temporomandibular.

Maus hábitos podem causar dores na articulação da boca. Como prevenir o bruxismo?

Indivíduos que roem unhas, mordem tampas de caneta, ou lápis, são mais susceptíveis de quebrar a coroa dos dentes da frente ao rangê-los. Os dentes envolvidos podem ser movimentados para lugares indesejáveis, causando desconforto e dor, além de alterar a mordida da pessoa.

Quais as consequências do não tratamento da DTM?

Se não tratados, os distúrbios da articulação temporomandipular (ATM) podem causar fortes dores na face, mandíbula, cabeça, pescoço e ouvidos, desconforto na mastigação e zumbidos, que afetam o seu desempenho diário tanto na vida profissional como na vida particular .

Como prevenir o bruxismo, ranger dos dentes e dores na articulação da boca?

Antes da pandemia já tínhamos um nível de stress e cobrança, muito alto. Hoje, com a pandemia, isso se intensificou! As pessoas estão desenvolvendo, ainda mais, o apertamento dos dentes e o bruxismo (ranger dos dentes), resultando em um desgaste dentário que leva a dores de cabeça e na face, impactando diretamente na qualidade de vida do indivíduo.

A Dra. Nara Camarana está há mais de 30 anos construindo sorrisos. Em seu consultório, localizado na avenida Paulista, próximo à Estação Consolação do Metrô, conta com uma equipe de profissionais qualificados e experientes para o atendimento da sua família, em um só lugar. WhatsApp 11 99802-0202.

Conheça a Dra. Nara Camarana

Mestre e Especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares. Pós graduada em Pediatria; Patologias da ATM e Odontologia e Distúrbios do Sono.

Bruxismo em crianças. Agende já uma tele consulta odontológica

Fale com a especialista antes de sair de casa e visitar o consultório! Primeiro, é preciso saber a causa do ranger dos dentes, o bruxismo

Tratamento da DTM ATM - Clínica Especializada na Av Paulista

Tratamento da DTM – Disfunção Temporomandibular

A disfunção na articulação temporomandibular (ATM), dentre as mais diversas causas, também pode ser resultante de fatores como, o uso prolongado de aparelhos ortodônticos, má postura, má alimentação, bruxismo, falta de sono, traumas físicos ou na mandíbula ocasionados por pancadas, infecções, e até por maus hábitos, como, roer unhas e morder canetas.

O tratamento da DTM baseia-se no tratamento da sua causa. Portanto, a consulta a um especialista é fundamental.

(mais…)

Agende agora sua consulta

“Alguns hábitos adotados na sua rotina em casa podem ajudar a aliviar os sintomas da DTM – disfunção na articulação temporomandibular (ATM) – como, compressas mornas na área da articulação, evitar consumir alimentos duros e chicletes, massagem na região da mandíbula e exercícios de relaxamento. Porém, o mais importante é identificar o nível e o que está causando a DTM, para que o tratamento correto seja indicado. Por exemplo, o tratamento das disfunções temporomandibulares ocasionadas pelo bruxismo, não pode ser o mesmo indicado para as disfunções causadas por pancadas. Da mesma forma, são específicos os tratamentos de DTM resultante de doenças degenerativas, ou câncer.” – Explica a especialista Dra. Nara Camarana.

Fale com a gente!

Clínica Especializada no Tratamento da DTM e Consultório Odontológico

Dra. Nara Camarana
Av. Paulista, 2001 • Conjunto 510 • São Paulo/SP

  (11) 99802-0202

    Como chegar

    Av. Paulista, 2001 • Conjunto 510 • CEP: 01311-300 • São Paulo/SP