Dores na articulação da boca, como tratar?

Dores na articulação da boca, estalos e zumbidos no ouvido podem estar relacionados a problemas ou desordens na ATM (Articulação Temporomandibular) que afetam o seu desempenho diário tanto na vida profissional como na vida particular. Cuide-se! Fale com a especialista.

Tele consulta odontológica

Sua consulta on-line, sem sair de casa.


Quais as principais causas da DTM e dores na articulação da boca?

As causas da disfunção na articulação temporomandibular (ATM) são as mais variadas e vão desde, fatores psicológicos como stress e ansiedade, até problemas estruturais presentes no nascimento.

A utilização do aparelho ortodôntico e exercícios de ortopedia facial, ajudam a amenizar as dores causadas pela desordem na articulação temporomandibular.

Maus hábitos podem causar dores na articulação da boca

Indivíduos que roem unhas, mordem tampas de caneta, ou lápis, são mais susceptíveis de quebrar a coroa dos dentes da frente ao rangê-los. Os dentes envolvidos podem ser movimentados para lugares indesejáveis, causando desconforto e dor, além de alterar a mordida da pessoa.

Quais as consequências do não tratamento da DTM?

Se não tratados, os distúrbios da articulação temporomandipular (ATM) podem causar fortes dores na face, mandíbula, cabeça, pescoço e ouvidos, desconforto na mastigação e zumbidos.

Crianças estão sofrendo, cada vez mais cedo, com dores na articulação da boca

Crianças estão apresentando uma intensidade de bruxismo, que é o ranger dos dentes, muito alta. Os pais estão escutando do seu quarto, o barulho dos filhos dormindo.

Antes da pandemia já tínhamos um nível de stress e cobrança, muito alto. Hoje, com a pandemia, isso se intensificou! As pessoas estão desenvolvendo, ainda mais, o apertamento dos dentes e o bruxismo (ranger dos dentes), resultando em um desgaste dentário que leva a dores de cabeça e na face, impactando diretamente na qualidade de vida do indivíduo.

A Dra. Nara Camarana está há mais de 30 anos construindo sorrisos. Em seu consultório, localizado na avenida Paulista, próximo à Estação Consolação do Metrô, conta com uma equipe de profissionais qualificados e experientes para o atendimento da sua família, em um só lugar. WhatsApp 11 98086-9914.

Conheça a Dra. Nara Camarana

Mestre e Especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares. Pós graduada em Pediatria; Patologias da ATM e Odontologia e Distúrbios do Sono.

Dores na articulação da boca? Agende já sua tele consulta odontológica

Fale com a especialista antes de sair de casa e visitar o consultório! Primeiro, é preciso saber a causa das dores na articulação da sua boca

Parar de Roncar Definitivamente é Possível

Tratamento da DTM – Disfunção Temporomandibular

A disfunção na articulação temporomandibular (ATM), dentre as mais diversas causas, também pode ser resultante de fatores como, o uso prolongado de aparelhos ortodônticos, má postura, má alimentação, bruxismo, falta de sono, traumas físicos ou na mandíbula ocasionados por pancadas, infecções, e até por maus hábitos, como, roer unhas e morder canetas.

O tratamento da DTM baseia-se no tratamento da sua causa. Portanto, a consulta a um especialista é fundamental.

Agende agora sua consulta

“Alguns hábitos adotados na sua rotina em casa podem ajudar a aliviar os sintomas da DTM – disfunção na articulação temporomandibular (ATM) – como, compressas mornas na área da articulação, evitar consumir alimentos duros e chicletes, massagem na região da mandíbula e exercícios de relaxamento. Porém, o mais importante é identificar o nível e o que está causando a DTM, para que o tratamento correto seja indicado. Por exemplo, o tratamento das disfunções temporomandibulares ocasionadas pelo bruxismo, não pode ser o mesmo indicado para as disfunções causadas por pancadas. Da mesma forma, são específicos os tratamentos de DTM resultante de doenças degenerativas, ou câncer.” – Explica a especialista Dra. Nara Camarana.

Fale com a gente!

Clínica Especializada no Tratamento da DTM e Consultório Odontológico

Dra. Nara Camarana
Av. Paulista, 2001 • Conjunto 510 • São Paulo/SP

  (11) 98086-9914

    Como chegar

    Av. Paulista, 2001 • Conjunto 510 • CEP: 01311-300 • São Paulo/SP