O bruxismo em crianças está mais frequente e é ainda mais intenso o ranger dos dentes
Crianças estão apresentando uma intensidade de bruxismo, que é o ranger dos dentes, muito alta. Os pais estão escutando do seu quarto, o barulho dos filhos dormindo. Não podemos deixar de olhar isso em nossos pequenos! Fale com a especialista.
O Bruxismo em crianças tem solução • Agende uma tele consulta odontológica
Sua consulta on-line, sem sair de casa.
Se preferir, faça uma visita à clínica da dentista Dra. Nara Camarana: Avenida Paulista, 2001 • Conjunto 510 • São Paulo/SP, próximo às estações Paraíso e Consolação do Metrô.
Dra. Nara, meu filho tem seis anos e ouço ele ranger os dentes todas as noite. O que devo fazer?
Primeiramente, precisamos entender os seguintes pontos:
- Quantas horas seu filho tem dormido por noite?
- Como está a alimentação dele?
- Ele passa muito tempo no celular?
Além destes principais apontamentos, que foram descritos acima, também precisamos saber:
- Essa criança tem dificuldade para respirar ou algum problema respiratório?
- Ele está passando por um período de stress? Como divórcio dos pais, ou algum problema mais grave que afeta o emocional dessa criança?
Então, o meu conselho é, verificar todos os pontos citados acima para que, juntos, a gente encontre a melhor forma de tratamento para seu filho.
Quais as principais causas da DTM, do bruxismo e de dores na articulação da boca?
As causas da disfunção na articulação temporomandibular (ATM) são as mais variadas e vão desde, fatores psicológicos como stress e ansiedade, até problemas estruturais presentes no nascimento.
A utilização do aparelho ortodôntico e exercícios de ortopedia facial, ajudam a amenizar as dores causadas pela desordem na articulação temporomandibular.

Indivíduos que roem unhas, mordem tampas de caneta, ou lápis, são mais susceptíveis de quebrar a coroa dos dentes da frente ao rangê-los. Os dentes envolvidos podem ser movimentados para lugares indesejáveis, causando desconforto e dor, além de alterar a mordida da pessoa.
Quais as consequências do não tratamento da DTM?
Se não tratados, os distúrbios da articulação temporomandipular (ATM) podem causar fortes dores na face, mandíbula, cabeça, pescoço e ouvidos, desconforto na mastigação e zumbidos, que afetam o seu desempenho diário tanto na vida profissional como na vida particular .

Antes da pandemia já tínhamos um nível de stress e cobrança, muito alto. Hoje, com a pandemia, isso se intensificou! As pessoas estão desenvolvendo, ainda mais, o apertamento dos dentes e o bruxismo (ranger dos dentes), resultando em um desgaste dentário que leva a dores de cabeça e na face, impactando diretamente na qualidade de vida do indivíduo.
A Dra. Nara Camarana está há mais de 30 anos construindo sorrisos. Em seu consultório, localizado na avenida Paulista, próximo à Estação Consolação do Metrô, conta com uma equipe de profissionais qualificados e experientes para o atendimento da sua família, em um só lugar. WhatsApp 11 99802-0202.